Frango - Sabia que?


Carne do frango contêm diversas substâncias saudáveis


A carne de frango tem diversas substâncias fundamentais para o organismo, como proteínas, que são digeridas em aminoácidos essenciais e formam vários tipos de enzimas que influenciam no humor, concentração e qualidade do sono, por exemplo. As vitaminas presentes são as do complexo B, principalmente a B2 e B12, fundamentais para o metabolismo celular e funções do sistema nervoso. Além disso, a carne de frango ainda é uma fonte de ferro e fósforo.

Todas as partes do Frango são reaproveitadas


Além da carne, os principais subprodutos gerados no processo de abate são: pele, gordura e carne mecanicamente separada (CMS), que podem ser utilizados na produção de embutidos, como mortadela, salsicha, entre outros. Também são processados a cartilagem, ossos moídos, cabeça e pés, que podem ser utilizados para a produção de ingredientes de ração para animais de estimação.

A carne do Frango não perde o sabor ao ser congelada


Congelar a carne de frango é uma das melhores formas de conservar o sabor e os nutrientes do alimento, não ocasiona danos ao tecido muscular e preserva a maciez e qualidade nutricional do produto. Mas para a carne continuar saborosa após ser descongelada, o segredo é fazer o processo gradativamente, colocando-a no interior do frigorífico, sem tirar da embalagem em que foi congelada.

O frango ajuda a combater o colesterol


A carne de frango é uma das principais aliadas no combate ao índice do colesterol, pois é rica em proteína, possui uma série de vitaminas e minerais, incluindo niacina, a vitamina B3, que comprovadamente aumenta o HDL, o chamado colesterol bom. Possui ainda uma quantidade de gordura saturada menor do que a de outras carnes. A parte mais saudável é o peito, que possui apenas 57 mg de colesterol a cada 100g de carne, desde que preparado grelhado e sem pele.

Consumir carne de frango faz bem a pele


As proteínas presentes na carne do frango, quando digeridas em aminoácidos, ajudam na formação do material genético, DNA e RNA e até nos músculos. Já as vitaminas do complexo B auxiliam na manutenção da barreira da pele e renovação das células. Sendo assim, a carne de frango é um alimento que colabora para a pele, cabelos e unhas ficarem mais bonitos e saudáveis.

As galinhas são uma importante fonte de alimento há séculos. As primeiras referências a galinhas domesticadas surgem em cerâmicas coríntias datadas do século VII a.C. A introdução desta ave como animal doméstico surgiu provavelmente na Ásia, de onde é nativo o galo-banquiva (Gallus gallus).

60% dos genes da galinha são iguais aos dos humanos. Ou seja, isso indica que tivemos um ancestral comum.

O frango não é apenas um dos reis da granja, mas igualmente de muitas cozinhas. É um alimento muito versátil, podendo ser cozinhado de diversas maneiras. Além disto, possui notáveis propriedades nutritivas que facilitam a sua inclusão em diversas dietas, sejam de emagrecimento ou controlo de peso já que possui pouca gordura, até á dirigidas a idosos e crianças, devido à sua fácil digestão.


Uma nota histórica


Na década de 60, em muitos restaurantes ao domingo servia-se frango, já que era considerado um alimento raro e um manjar especial.

Artigos Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Artigos Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square